domingo, 28 de novembro de 2010

JOANÓPOLIS " SUA HISTÓRIA"

Os primeiros moradores da região compreendida entre o alto curso dos rios Jaguarí e Cachoeira, reuniam-se no local onde hoje se encontra a igreja de Joanópolis, para festejar São João Batista, no dia 24 de Junho de Cada ano.


Em 1878 decidiram escolher os festeiros Anselmo Gonçalves Caparica e Ambrosina Pinto para organizar anualmente essas comemorações. Tiveram a idéia de construir uma pequena capela que abrigasse os fiéis nas proximidades do antigo cruzeiro.


Os senhores João José Baptista Nogueira e Luiz Antônio Figueiredo doaram 4,5 alqueires de terra para a formação de um patrimônio, onde foi erguida a capela, recebendo a povoação o nome de São João do Curralinho, nos primeiros contrafortes da Serra da Mantiqueira, no território de Santo Antônio da Cachoeira (Piracaia).


Em 13 de Março de 1891, através do Decreto-Lei Estadual nº135, o povoado foi elevado a Distrito de Paz de Santo Antônio da Cachoeira com o nome de São João do Curralinho. Suprimido pela lei Estadual nº 54, de 9 de agosto de 1892 e restaurado pela de nº 207, de 30 de Agosto de 1893.


Em 17 de Agosto de 1895, através da Lei Estadual nº 348, foi elevada a categoria de vila com a denominação de São João do Curralinho, desmenbrado de Santo Antônio da Cachoeira. Sua instalação ocorreu no dia 21 de Agosto de de 1896.


Em 19 de Dezembro de 1906, através da Lei Estadual nº 1038, foi elevada a categoria de cidade.


O Município tomou a denominação de Joanópolis, através da Lei Estadual nº 1578, de 18 de Dezembro de 1917, cujo significado é cidade de João, em virtude de seu padroeiro São João Batista.


fonte: pt.wikipédia.org/wiki/Joanópolis




"Mastro de São João Batista asteado durante as Festividades Juninas"



Tradicional pau de Sebo: integra a programação da Festa de São João de Joanópolis.






Nenhum comentário:

Postar um comentário